05 MAI 2025
As denúncias sobre descontos indevidos aplicados em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por entidades associativas investigadas pela Polícia Federal (PF) já vinham sendo registradas em sites como o Reclame Aqui desde 2016. As queixas relatam cobranças não autorizadas, especialmente por parte de associações e sindicatos, situação agora evidenciada pela Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril.
Em uma das reclamações mais antigas, datada de novembro de 2016, um beneficiário informou ter identificado descontos não autorizados em seu benefício desde agosto daquele ano. “Peço o estorno de todas as contribuições descontadas e a imediata exclusão do desconto”, solicitou o autor da queixa.
Com a recente exposição do esquema bilionário que lesou milhares de beneficiários, aumentou significativamente o número de relatos semelhantes nas plataformas de defesa do consumidor. Embora o perfil do INSS no Reclame Aqui não seja oficial, ele tem concentrado reclamações frequentes sobre cartões, empréstimos e, principalmente, os descontos de mensalidades associativas sem consentimento.
Em uma denúncia publicada há pouco mais de três semanas, um pensionista de Nova Iguaçu (RJ), relatou que, mesmo com bloqueio solicitado e confirmado para esse tipo de desconto, a cobrança por parte de uma entidade continuava. “Gostaria de saber o que o INSS irá fazer para resolver e restituir os valores cobrados após o bloqueio. Desde já agradeço pela atenção”, escreveu o pensionista.
Outro relato, feito em 15 de abril por um beneficiário de São Gonçalo (RJ), detalha que sofreu descontos indevidos entre abril e dezembro de 2024. Após acionar o INSS, a cobrança foi interrompida, mas não houve devolução dos valores. O órgão teria orientado o beneficiário a tratar diretamente com a União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos (Unaspub), uma das entidades investigadas pela PF. “Entrei em contato com a Unaspub, que prometeu devolver o valor em até 60 dias úteis, mas o prazo venceu e o dinheiro não foi restituído. Terei de ir para a Justiça”, relatou.
“Ao identificar a cobrança, entrei em contato com o INSS, que fez o cancelamento, mas não restituiu o valor descontado, apenas pediu para que eu (sic) entrasse em contato com a Associação. A Unaspub deu um prazo de 60 dias úteis para fazer a restituição do valor, e esse prazo já passou, e eles não restituíram o dinheiro. Terei de ir para a Justiça”, escreveu o beneficiário.
Autor(a): BZN