11 MAI 2025
O presidente Donald Trump anunciou neste domingo (11) que assinará amanhã uma ordem executiva para reduzir consideravelmente os preços de medicamentos com receita e produtos farmacêuticos nos Estados Unidos. Diz que a medida será uma das ações mais importantes do seu governo e atende a uma demanda histórica da população americana.
Trump afirma que os preços praticados nos Estados Unidos são “cinco a dez vezes mais altos” do que os cobrados por medicamentos idênticos em outros países, mesmo quando produzidos pela mesma empresa e no mesmo laboratório. Criticou a justificativa das indústrias farmacêuticas, que por anos atribuíram a disparidade aos altos custos de pesquisa e desenvolvimento.
“Esses custos foram, e continuam sendo, arcados apenas pelos ‘otários’ da América”, escreveu Trump em suas redes sociais. Ddestacou que, ao contrário de governos anteriores, sua gestão não está sujeita à influência de contribuições de campanha das empresas do setor: “Campanhas podem fazer maravilhas, mas não comigo e não com o Partido Republicano”.
A ordem executiva, a ser assinada às 9h desta segunda-feira (12) na Casa Branca, estabelece a adoção da chamada política de Nação Mais Favorecida. Pelo novo modelo, os EUA passarão a pagar o mesmo preço cobrado ao país que obtém o menor valor por um determinado medicamento no mundo.
Trump diz que a medida possibilitará que custos com saúde caiam entre 30% e 80% “quase imediatamente”, levando justiça ao sistema e alívio financeiro à população. “Nosso país finalmente será tratado de forma justa”, disse. Também previu uma economia de trilhões de dólares aos cofres públicos americanos.
Finalizou que a iniciativa realiza um antigo apelo também de setores democratas. “Vamos fazer a coisa certa, algo que os democratas vêm defendendo há muitos anos”, afirmou, encerrando com seu conhecido slogan: “Make America Great Again”.
Autor(a): BZN
Brasileiro deportado dos EUA que planejou atentado no show de Lady Gaga em Copac
11 MAI 2025