Cidade

INSS leva atendimento em barcos a aposentados da Amazônia para esclarecer descontos indevidos

24 AGO 2025

Foto: Governo Federal

Aposentados e pensionistas que vivem em áreas de difícil acesso na Amazônia passam a contar, a partir desta segunda-feira (25), com atendimento itinerante do INSS para esclarecer dúvidas e contestar descontos indevidos em benefícios.

A iniciativa, chamada PREVBarco, transforma embarcações em agências flutuantes da Previdência Social. Nesta semana, cinco barcos participam da operação: três no Amazonas, que devem alcançar 29 comunidades, e dois no Pará, com previsão de atendimento em 39 localidades.

Segundo o INSS, mais de quatro milhões de beneficiários em todo o país podem ter sofrido descontos irregulares em aposentadorias e pensões. O serviço nos barcos permitirá verificar a existência de cobranças indevidas, registrar contestação imediata e aderir ao processo de ressarcimento para garantir a devolução dos valores.

Cada embarcação é equipada com equipe de dez servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, entre técnicos, assistentes sociais e peritos médicos. A expectativa é atender de 150 a 200 pessoas por dia em cada barco, ampliando o acesso da população ribeirinha aos serviços previdenciários.

Autor(a): BZN



últimas notícias