24 AGO 2025
O Brasil fez história nos Jogos Pan-Americanos Júnior, encerrados nesse sábado (23), em Assunção, no Paraguai. A delegação nacional, que contou com 363 atletas, alcançou números inéditos em pódios e garantiu a liderança no quadro de medalhas.
Foram 175 medalhas no total, sendo 70 de ouro, além da conquista de 48 vagas diretas para o Pan-Americano adulto de Lima, em 2027. O desempenho superou as marcas da edição anterior, em Cali, e consolidou a evolução esportiva do país, segundo avaliação do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
“Nosso balanço é extremamente positivo. Fomos campeões em Cali e desejávamos repetir esse resultado. Garantir esse primeiro lugar foi muito importante e, mais do que isso, mostrar a evolução de todos os esportes”, destacou o presidente do COB, Marco La Porta.
Para o chefe de missão, Leandro Guilheiro, o resultado foi além das expectativas: “Os resultados acabaram ultrapassando os objetivos e, mais do que isso, vimos como os atletas valorizaram a participação nesses Jogos.”
Autor(a): BZN