Cidade

Mês de conscientização do autismo terá homenagens na Câmara e ações nas ruas

02 ABR 2024

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover conhecimento sobre o espectro autista. “Cada vez mais se fala sobre autismo, mas ainda precisamos debater mais o tema, e principalmente, buscar os direitos das pessoas autistas. Infelizmente, ainda são comuns os casos de discriminação, isolamento dessas pessoas e suas famílias”, lamenta o vereador de Natal Tércio Tinoco, que propôs uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, alusiva à data.

A sessão acontece nesta terça, às 18h30, na Câmara Municipal. Serão homenageados autistas, pais e responsáveis, além de associações e profissionais que lutam diariamente pela causa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, e o diagnóstico comumente é dado entre os 4 e 5 anos de idade. Pessoas com autismo costumam apresentar dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos.

Além da sessão solene, o gabinete do vereador Tércio vai realizar a "Blitz Pró-Autismo". Até quinta-feira, representantes de associações, autistas e pais de autistas irão às ruas para interagir com as pessoas, conversar sobre o espectro e conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar essa parcela da população. “A ideia é levar conhecimento, e fazer as pessoas entenderem que é preciso acolher, incluir e respeitar essas famílias”, diz o vereador. Na quarta-feira, as ações acontecem no Complexo Cultural João Medeiros e na Av. Tomaz Landim. Na quinta, na Av. Abel Cabral e no Centro de Parnamirim.

Autor(a): BZN



últimas notícias