Cidade

Infraero diz que autorizou corrida de rua no aeroporto de Mossoró

05 MAI 2025

Foto: Helicóptero do Ciopaer pousou na área do hangar com paciente a bordo

O BZN recebeu nota de esclarecimento da Infraero de que autorizou a realização de corrida de rua na pista de pouso do aeroporto de Mossoró (RN).


Fico pensando: para que serve, de fato, o o equipamento, que todo contribuinte paga para manter? 


E em caso de necessidades emergenciais de pouso? 


Como o BZN informou, no dia da corrida, sem que soubesse do evento, numa situação de emergência, a equipe do helicóptero do Ciopaer, com uma criança em estado crítico a bordo, teve três pedidos de pouso negados. Apenas quando a aeronave estava prestes a seguir para o Batalhão da PM em busca de um local alternativo, a Infraero finalmente liberou o pouso na área do hangar.


Em caso assim, que deve ser incomum, não deveria ser feito um aviso geral para possuidores de aeronaves?


E se fosse emergência de pouso para um avião?


Íntegra da nota da Infraero:


- A Infraero realizou em parceria com o SESI/RN e com a Prefeitura de Mossoró, nessa quinta-feira, Dia Internacional do Trabalhador, a 1ª corrida nacional do SESI. Tratou-se de uma iniciativa estratégica e inovadora para promoção e desenvolvimento do Aeroporto como centro de oportunidades de negócios comerciais.  

                                                                                                             

Eventos de corridas dessa natureza têm ocorrido em diversos aeroportos nas principais capitais brasileiras. Para garantia da segurança, e em respeito aos operadores aéreos privados que utilizam a infraestrutura do Aeroporto de Mossoró, a Infraero publicou em 26/03/2025 um NOTAM  (Aviso aos Aeronavegantes) de fechamento do aeródromo para realização do evento no período entre 12h e 24h do dia 1º/05/2025. A publicação foi feita com mais de 30 dias de antecedência do evento, agindo em conformidade com os regulamentos em vigor.  Isso permitiu que todos os aeronautas tomassem conhecimento prévio da restrição e pudessem se planejar para operar no Aeroporto.    


A administração aeroportuária não recusa operações e não há registro de impedimento de voo no dia 1º de maio. Pela manhã houve três movimentos no aeroporto, uma decolagem e dois pousos, entre 07h e 12h. Inclusive, às 9h58, o Aeroporto recebeu um pedido de operação de helicóptero militar de transporte aeromédico, que foi prontamente atendido. O helicóptero pousou às 12h42, sem qualquer empecilho decorrente de restrições aeroportuárias. Uma ambulância já se encontrava dentro do aeroporto para receber o paciente. Esse helicóptero decolou as 13h03. 


Atualmente o Aeroporto opera apenas voos privados e militares. O horário de funcionamento é das 7h às 19h. Possui média diária menor que quatro movimentos (pouso + decolagem) de aeronaves e está pronto para operação de voos comerciais, conforme interesse das companhias aéreas. A Infraero atende a toda necessidade de pousos e decolagens fora do horário de funcionamento, mediante coordenação prévia.


A Infraero segue trabalhando pelo desenvolvimento do Aeroporto de Mossoró, modernizando sua infraestrutura, melhorando sua capacidade de atendimento de aeronaves e de passageiros e implementando práticas comerciais com foco na sustentabilidade do negócio para tornar esse aeroporto um vetor de aceleração do desenvolvimento econômico de toda região do Oeste Potiguar.


Atenciosamente,


Assessoria de Imprensa Infraero

Autor(a): BZN



últimas notícias