06 SET 2025
O secretário de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Helton Edi, usou novamente o Story do seu Instagram. Dessa vez para tentar se retratar de uma postagem que republicoue gerou forte repercussão de indignação.
Na mensagem, o gestor admite que a publicação não esteve à altura do cargo que ocupa e reconhece que “a forma de fazer piada para chamar atenção não se coaduna com o decoro, a responsabilidade e a elevação ética que o cargo exige”.
Helton Edi justificou que a reação foi motivada por indignação diante de condutas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores, mas admitiu ter extrapolado. “Não sou igual a eles, e não devo agir igual a eles, mesmo diante de tanta indignação”.
Na nota, o secretário reiterou seu compromisso com os direitos humanos, a democracia e a dignidade da pessoa humana, afirmando que a luta contra o autoritarismo deve ser feita com firmeza, mas sem abrir mão dos valores democráticos. O que não acreditamos.
O secretário, que é agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mostrou mais uma vez que não está à altura do cargo. Considere-se também o caos que voltou a tornar-se o sistema prisional depois que ele assumiu o comando.
Neste sábado (6) mesmo, dois detentos fugiram da Cadeia Pública de Mossoró. O sistema prisional, como vem alertando Vilma Batista, presidente do Sindppen-RN, está na iminência de uma tragédia.
Autor(a): BZN