Economia

China suspende importação de frango brasileiro por 60 dias após caso de gripe aviária

16 MAI 2025

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A China decidiu suspender, por 60 dias, as importações de carne de frango do Brasil, após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à TV Globo.

O foco da doença foi identificado em uma unidade produtiva no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e oficialmente comunicado pelas autoridades brasileiras ao longo da manhã.

O ministro destacou que o Brasil mantém acordos sanitários com outros países que permitem restringir as exportações apenas às regiões afetadas, sem a necessidade de bloqueio nacional. Entre os países com os quais o Brasil mantém esse protocolo estão Reino Unido, Japão, Argentina, Emirados Árabes e Arábia Saudita.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e, até agora, era considerado livre da influenza aviária de alta patogenicidade em sistemas comerciais. Com a detecção do vírus no Rio Grande do Sul, o governo federal já acionou o Plano Nacional de Contingência, com medidas para erradicação e contenção do foco.

Autor(a): BZN



últimas notícias