16 MAI 2025
O Papa Leão XIV ofereceu a Santa Sé como mediadora para possíveis negociações em busca de paz em meio ao conflito persistente entre Rússia e Ucrânia.
Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin declarou: "O Papa Leão XIV deseja, eventualmente, colocar a Santa Sé à disposição para um encontro direto, um espaço neutro onde as partes possam dialogar".
Em suas recentes declarações, o Papa expressou profunda preocupação com a escalada da violência e o sofrimento da população civil. "Estamos sempre prontos para ajudar a reunir os inimigos, cara a cara, para que conversem entre si, para que os povos em todos os lugares possam mais uma vez encontrar esperança e recuperar a dignidade que merecem, a dignidade da paz".
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou ter mantido conversas com o Papa Leão XIV sobre a situação na Ucrânia, agradecendo o apoio do pontífice e seus apelos pela paz. "Agradeço ao Papa Leão XIV por seu apoio constante e por suas orações pela paz na Ucrânia. Valorizamos seus esforços para promover o diálogo e a reconciliação".
Que venha a paz!
Autor(a): BZN