Saúde

Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no RS

16 MAI 2025

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta sexta-feira (16), o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil. O foco foi identificado em um matrizeiro no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Trata-se da primeira ocorrência da doença em ambiente de produção avícola comercial no país. Até então, os registros brasileiros de IAAP estavam restritos a aves silvestres e de subsistência. O vírus já circulava em outras partes do mundo, como Ásia, África e norte da Europa.

Segundo o Mapa, não há risco à saúde da população pelo consumo de carne de frango ou ovos. A pasta reforça que o vírus não é transmitido por meio da ingestão desses alimentos e que o risco de infecção humana permanece baixo, sendo mais comum em pessoas com exposição direta a aves infectadas.

As autoridades iniciaram imediatamente a execução do Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária, que prevê medidas rigorosas de controle sanitário, com o objetivo de conter o avanço da doença, preservar a produção e manter a segurança alimentar.

O ministério também informou que todos os órgãos e parceiros da cadeia produtiva foram notificados, incluindo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e os principais países importadores de produtos avícolas brasileiros.

Autor(a): BZN



últimas notícias