24 MAI 2025
O potiguar José Antônio, de 18 anos, natural de São José de Mipibu, está prestes a cruzar o mundo graças ao esporte. O paratleta da bocha da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef/RN) foi convocado para representar o Brasil na Beijing 2025 World Boccia Cup, que acontece em junho, na capital chinesa.
“Estou numa expectativa grande, vai ser minha primeira competição internacional representando a seleção brasileira principal. Lá, vou enfrentar os dez melhores atletas do mundo. Isso já é motivo de muito orgulho”, afirmou José Antônio, empolgado com a oportunidade de defender o país em um torneio de alto nível técnico.
O atleta está em preparação intensiva sob o comando de seu técnico na Sadef, Alexsandro Silva, que também foi convocado para integrar a equipe brasileira na competição. Alexsandro destaca o desafio, mas acredita no talento do pupilo. “Esperamos medalhar, mas sei das dificuldades. O nível é muito alto, os europeus e asiáticos são profissionais, vivem da bocha, vivem do esporte.”
Em março deste ano, a dupla já havia conquistado destaque nacional ao vencer o Campeonato Mundial de Bocha Juvenil, realizado em Curitiba, o que consolidou José Antônio como uma das promessas da modalidade no país.
Antes do embarque rumo à Ásia, o atleta e seu treinador seguem para São Paulo, onde participarão de um período de treinos com a seleção brasileira. Em seguida, encaram uma longa jornada de mais de 24 horas de viagem até Pequim.
“Vai ser cansativo, mas chegaremos prontos para brigar por um lugar no pódio. Vou dar o meu melhor”, afirmou o paratleta, que também enfrenta o desafio da comunicação no exterior. “Estou aprendendo o básico do inglês. Chinês é complicado, pra isso vou contar com a equipe técnica da seleção, que já está acostumada com línguas estrangeiras, e vai nos orientar e nos ajudar no que for preciso.”
Autor(a): BZN
Fraude no INSS: PF mobiliza peritos em 12 estados para analisar material apreend
24 MAI 2025