19 MAI 2025
A União Europeia (UE) e o Japão anunciaram a suspensão das importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no país. O caso foi registrado em um matrizeiro localizado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (19), a Comissão Europeia informou que o Brasil não está mais autorizado a exportar carne de frango e derivados para o bloco europeu. “As condições de importação da UE exigem que o país de exportação esteja livre de Gripe Aviária Altamente Patogênica. Nenhum produto de carne de frango/carne pode ser exportado para a UE a partir de qualquer parte do território brasileiro"”, afirmou um porta-voz da comissão.
Com isso, fica proibida a entrada de qualquer produto de carne de frango proveniente do Brasil em todo o território europeu, independentemente da região de origem dentro do país.
Já o Japão adotou medidas mais restritas e pontuais. O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca japonês comunicou que a suspensão se limita à cidade de Montenegro, foco do surto, e a aves vivas oriundas do estado do Rio Grande do Sul. A proibição está em vigor desde sexta-feira (16).
Segundo o governo japonês, a medida não se deve a preocupações sanitárias com o consumo, mas à prevenção de contaminação de aves vivas em território japonês.
Autor(a): BZN