05 SET 2025
O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a realização de uma sessão extra para dar continuidade ao julgamento do chamado núcleo 1 da trama golpista, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados.
O pedido partiu do relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, que solicitou mais tempo para a análise do caso. Até então, estavam previstas sessões para os dias 9, 10 e 12 de setembro.
O julgamento foi iniciado nesta semana, com as sustentações orais das defesas dos réus e a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se posicionou favoravelmente à condenação de todos os acusados.
A partir desta terça-feira (9), a Primeira Turma começará a votar. A eventual condenação pode resultar em penas superiores a 30 anos de prisão.
Com a inclusão da nova data, o julgamento terá quatro dias de duração. Em três deles, estão previstas sessões em dois turnos, manhã e tarde. Para viabilizar a sessão extra na próxima quinta-feira, o STF cancelou o julgamento do plenário que ocorreria às 14h.
Autor(a): BZN