Saúde

SBU-RN operou 16 pacientes em mutirão de postectomia realizado no HUOL e na Liga

27 FEV 2024

Foto: Divulgação

Durante o mês de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e suas seccionais de todo o país estão promovendo ações de conscientização e prevenção do câncer de pênis. Esta é a quarta edição da campanha, cujo tema bem-humorado alerta: “Cuide, você só tem um!”.

Entre as ações previstas para o mês, a Sociedade Brasileira de Urologia do RN (SBU-RN) realizou nesse sábado (24) 16 cirurgias de postectomia ou fimose para prevenção ao câncer de pênis. O procedimento consiste na remoção cirúrgica do excesso de pele do prepúcio, o que possibilitará ao paciente uma melhor higienização do órgão, evitando assim uma das principais causas do acometimento da doença.

Números do Ministério da Saúde apontam que de 2012 a 2022 foram registrados mais de 21 mil casos de câncer de pênis no país; de 2013 a 2023, mais de 6 mil amputações; e de 2011 a 2021, mais de 4 mil mortes devido à doença. 

Tipo de tumor que pode ser evitado por meio de ações simples, como higiene adequada e vacinação contra o HPV, o câncer de pênis causou uma média superior a 600 amputações do órgão nos últimos dez anos no Brasil. O acometimento da doença também está relacionado à não remoção do prepúcio quando ele não pode ser completamente puxado para trás para expor a glande, a fim de higienizá-la. 

“Nosso país está entre os que têm maior incidência de câncer de pênis, e infelizmente não temos números sobre o RN, mas sabemos que as regiões Nordeste e Norte têm os piores índices. Certamente esses números estão relacionados à falta de informação da população e diagnóstico tardio. O objetivo dessa campanha da SBU é alcançar o maior número de pessoas possível sobre como evitar o câncer de pênis”, destacou Rafael Pauletti, urologista e presidente da SBU-RN.

As cirurgias foram realizadas nos hospitais Onofre Lopes (HUOL) e Policlínica (Liga). Os pacientes operados no mutirão de postectomia deste sábado tinham entre 14 e 77 anos, e foram encaminhados pela SESAP, da fila única de cirurgias. 

O mutirão de cirurgias contou com a participação dos médicos urologistas Rafael Pauletti, Ângelo Campos, Rafael Meduna, André Abrantes, Cesar Britto, Hiram Nobrega, Pedro Sales e Jaorez Valença. Ainda, dos anestesistas Emiliana Gomes, Thiago Trigueiro, Ramon Santos, Daniel Nascimento e Juliana Freire. A ação teve o apoio do Departamento de Urologia do HUOL, Liga Contra o Câncer, Laboratório Adium e Farmacêutica Zambon.

Autor(a): BZN



últimas notícias