Mundo

Primeiro grupo de reféns israelenses é liberado e recebido pela Cruz Vermelha

24 NOV 2023

Foto: Redes sociais do Governo de Israel

O primeiro grupo de reféns israelenses já foi liberado e está agora com a equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em ambulâncias a caminho de Khan Younis, no sul de Gaza, até a passagem de Rafah para Israel. 

A tenente-coronel Y., comandante do Esquadrão 118 (“Os Predadores Noturnos”) é responsável pela importante tarefa de devolver os sequestrados para casa.

As famílias dos reféns estão a caminho de hospitais em Israel, onde serão reunidas posteriormente. A libertação de hoje de 13 reféns – mães e crianças – é a primeira de quatro etapas esperadas. O Hamas concordou em libertar cerca de 50 reféns durante os quatro dias da trégua com Israel – todos crianças, mães e outras mulheres. 

As partes concordaram que o Hamas poderá eventualmente libertar mais reféns, em troca de uma extensão do cessar-fogo por mais um dia por cada 10 reféns israelitas.

Israel deverá libertar 150 prisioneiros palestinos detidos por crimes terroristas, todos eles mulheres e menores, em troca dos 50 israelenses. Irá libertar hoje 39 pessoas em troca do regresso dos primeiros 13 israelitas.

Os reféns libertados são apenas um pequeno grupo entre cerca de 240 detidos por terroristas de Gaza desde 7 de Outubro, quando 3 mil terroristas liderados pelo Hamas massacraram 1,2 mil pessoas no sul de Israel.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias