27 AGO 2025
Levantamento realizado pela Fecomércio RN sobre a percepção de consumidores e empresários em relação ao comércio do bairro do Alecrim foi apresentado, segunda (25) ao prefeito Paulinho Freire, secretários municipais e vereadores, durante reunião no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.
A pesquisa, que ouviu 500 consumidores e 200 empresários, destacou a força do Alecrim como polo de consumo popular, resultado da convivência entre comércio formal e informal. O estudo também apontou gargalos a serem enfrentados, como a carência de áreas para estacionamento e a necessidade de ordenamento dos espaços.
O prefeito Paulinho Freire considerou: “Sei a dificuldade em se empreender, de forma geral, no Brasil. Então, é prioridade nossa trazermos um novo olhar para o Alecrim”.
Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz reforçou a disposição da entidade em apoiar a iniciativa: “Nosso objetivo é unir forças, reunir dados e propor soluções viáveis que beneficiem tanto os comerciantes quanto a população. O Alecrim é um patrimônio econômico e um importante polo comercial para o estado”.
O diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barreto, defendeu que o momento é propício: “O Alecrim não precisa de revitalização porque está vivo. Talvez esta seja uma oportunidade única para o bairro”.
O presidente da Associação de Empresários do Alecrim (AEBA), Derneval de Sá, lembrou o impacto econômico da região: “O Alecrim tem mais de 30 mil carteiras de trabalho assinadas e é o maior pagador de ISS e ICMS de Natal. Um ordenamento no comércio aumentaria ainda mais a geração de emprego e renda para a cidade”.
O encontro reuniu representantes da Fecomércio RN, AEBA, Neoenergia Cosern, empreendedores locais e órgãos públicos como SMG, Semsur, Seinfra, Sempla, STTU, Secom e a Câmara Municipal de Natal.
Autor(a): BZN