28 AGO 2025
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) realizou, na manhã desta quinta-feira (28), a Operação Tiphon, voltada à desarticulação de uma associação criminosa suspeita de ligação com facção atuante no estado do RN e responsável pelo tráfico de drogas no município de José da Penha.
De acordo com as investigações, o grupo controlava a distribuição de entorpecentes na região e buscava recrutar novos integrantes, em especial adolescentes, para fortalecer as atividades ilícitas. Há indícios de que a organização seguia orientação de membros de facção criminosa, ampliando sua influência no interior do RN.
Na ação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito de busca e apreensão. Um adolescente foi apreendido com 18 pedras de crack e três porções de cocaína, o que reforça a suspeita de envolvimento de menores no comércio de drogas.
O nome da operação faz referência a Tiphon, criatura da mitologia grega inimiga de Zeus, que derrotava seus adversários tornando-os incapazes de reagir. A analogia busca simbolizar o efeito devastador das drogas, que fragilizam os usuários e reforçam a necessidade de combater quem financia e promove o comércio ilícito.
Autor(a): BZN