Economia

Pedidos de reembolso por descontos indevidos no INSS ultrapassam 1,5 milhão

19 MAI 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesse domingo (18) que já recebeu 1.528.716 pedidos de reembolso por descontos não autorizados feitos por entidades associativas, como sindicatos e associações. O número refere-se às solicitações registradas por meio do aplicativo “Meu INSS”, em apenas cinco dias desde o início da consulta.

Ainda de acordo com o INSS, foram identificados 28.323 débitos como autorizados e, até o momento, 41 entidades associativas foram contestadas por beneficiários.

Solicitação de reembolso

O processo de contestação pode ser feito diretamente pelo “Meu INSS” ou pela Central de Atendimento 135. Caso o beneficiário reconheça um desconto indevido, o próprio sistema envia uma notificação à entidade responsável, que terá 15 dias úteis para comprovar a autorização da cobrança. Se não apresentar a documentação necessária, a associação terá mais 15 dias para devolver o valor cobrado.

Para preservar os dados bancários dos beneficiários e evitar novas fraudes, a devolução não será feita diretamente nas contas dos aposentados ou pensionistas.

Autor(a): BZN



últimas notícias