Cultura

Parabéns, Natal! Pelos seus 423 anos!

25 DEZ 2022

Foto: Canindé Soares

No dia do nascimento do Menino Jesus, comemora-se o aniversário de uma das mais belas cidades brasileiras: Natal, capital do Rio Grande do Norte.


Conta a história que a cidade, após a conclusão da Fortaleza doa Reis Magos, formou-se um povoado que, segundo historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis. Depois, Cidade do Natal. 


De acordo com o site da prefeitura municipal, o “nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599”.


Continua


Com o domínio holandes, em 1633, a rotina do povoado que começa evoluir foi totalmente mudada. Durante 21 anos, o forte passou a se chamar Castelo de Keulen e Natal Nova Amsterdã. Com a saída dos Holandeses, a cidade volta a normalidade. Nos primeiros 100 anos de sua existência, Natal apresentou crescimento lento. Porém, no final do século XIX, a cidade já possuia uma popualação de mais de 16 mil habitantes.


A partir de 1922, o desenvolvimento de Natal ganhou rítmo acelerado com o aparecimento das primeiras atividades urbanas. Pela sua posição geográfica privilegiada é o ponto das Américas mais próximo da Europa, na IIº. Grande Guerra Mundial, já no século XX, serviu de base militar para os nortes americanos, ganhando ares de metrópole internacional, transformando definitivamente Natal e a cidade teve seu nome conhecido por milhões de cidadãos pelo mundo.


As fotos maravilhosas são registros das lentes do grande fotógrafo Canindé Soares:








Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias