19 MAI 2025
O Papa Leão XIV recebeu nesta segunda-feira (19) o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, no Vaticano. A visita ocorre um dia após a cerimônia que marcou o início de seu ministério petrino, da qual Vance participou. O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, também participou do encontro.
Segundo a Santa Sé, após o encontro com o Papa, Vance se reuniu com dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais. O comunicado descreve os colóquios como “cordiais”, destacando as boas relações bilaterais, a colaboração entre Igreja e Estado, além de temas como liberdade religiosa e a defesa do direito humanitário nas zonas de conflito.
O encontro acontece em um contexto curioso: antes de ser eleito Papa, Leão XIV, então cardeal Robert Prevost, discordou publicamente de uma declaração de JD Vance. Em fevereiro, o hoje pontífice criticou a forma como Vance usou o conceito cristão de “ordem do amor” (ordo amoris) para justificar políticas nacionalistas, defendendo que o ensinamento cristão não deve ser instrumentalizado para excluir imigrantes.
Além da reunião oficial desta segunda-feira, Vance já havia tido um encontro privado com o Papa Francisco em abril, na Casa Santa Marta, para desejar votos de Páscoa, e antes disso, uma conversa com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
O gesto diplomático reforça o interesse mútuo em manter canais abertos entre Washington e o Vaticano, mesmo com divergências pontuais sobre valores e políticas.
Autor(a): BZN