Saúde

O que é Manobra de Heimlich?

05 MAR 2024

Foto: Manobra também serve para salvar animais

Coisa boa a repercussão que ganha impulso sobre a importância da Manobra de Heimlich ("impulso abdominal") para salvar vidas.


Trata-se de um procedimento rápido de primeiros-socorros para pessoas que estiverem engasgadas.


Primeiro deve-se ensinar como pronunciar o nome. Heimlich se pronuncia ‘Raimilichi’.


O procedimento começa em abraçar a pessoa engasgada pelas costas, agarranda-a pela boca do estômago. Feche um dos punhos e o apoie com a outra mão. Empurre com força e rápido para dentro e para cima do estômago da pessoa engasgada.


Em bebê, colocá-lo de bruços, deitado em cima do antebraço e com a cabeça virada para baixo. Com as costas retas e, segurando com firmeza, dar cinco tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes, mas com impacto suficiente para que o objeto saia. Se o engasgo persistir, o bebê deve ser virado de barriga para cima, sob o outro antebraço, pressionando cinco vezes com os dois dedos indicadores no meio do peito do bebê, entre os dois mamilos. Caso chore, vomite ou tussa é sinal que conseguiu desengasgar. Se continuar engasgado, repetir desde o início  o procedimento até que desengasgue, explica Renata Garrafa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.


Em tempo


A técnica foi criada pelo cirurgião de tórax Henry Heimlich, nascido em 1920 nos Estados Unidos.


Dicas de Enos Brito, Coordenador de Emergência e gerenciamento do Protocolo de AVC.



Autor(a): BZN



últimas notícias