Política

O ensaio de Moraes para a New Yorker, que traça o ministro brasileiro como o combatente da “extrema-direita digital”

08 ABR 2025

Foto: Fábio Setti/The New Yorker

Fotógrafo brasileiro conhecido por seu trabalho em retratos e fotografia documental, Fábio Setti produziu fotos do ministro Alexandre de Moraes (STF) para a matéria publicada na revista americana The New Yorker, nessa segunda-feira (7), sob o título “O juiz brasileiro que enfrenta a extrema-direita digital”.


Pois bem! 


A grande matéria é uma grande levantada de bola para Moraes na revista, que é considerada uma publicação de centro-esquerda, com posições editoriais progressistas em temas como direitos civis, justiça social, meio ambiente e política externa. 


A matéria traça o perfil do de Moraes destacando seu papel central no combate à desinformação, ataques à democracia e às milícias digitais no Brasil.


Explora seu histórico jurídico e político, e também suas decisões controversas no STF, as críticas que recebe por supostos abusos de pode, e o impacto de sua atuação no cenário global de combate ao extremismo digital.


Trata o ministro brasileiro como figura central no combate à extrema direita digital no Brasil, comparando seu papel ao de juízes globais que enfrentam ameaças à democracia. 


A reportagem ressalta sua coragem, mas também levanta críticas quanto ao uso excessivo de poder judicial. O texto coloca o Brasil como um caso de teste para o mundo sobre como lidar com desinformação e ataques institucionais online.


Destaca o ‘atentado’ à sede do STF em 2023, a tensão com Elon Musk e o embate entre regulação nacional e big techs.


Descreve-o como de uma rajetória de conservador linha-dura até o embate com a extrema direita.


A matéria também fala do atentado suicida de um bolsonarista em frente ao STF como símbolo do extremismo político no Brasil, e expõe o papel da jornalista Patrícia Campos Mello na denúncia das campanhas de fake news de 2018.




Autor(a): BZN



últimas notícias