26 ABR 2025
Natural de Natal, mas criado em Acari, no Seridó do Rio Grande do Norte, monsenhor Flávio José de Medeiros Filho publicou no seu perfil do Instagram fotos de memórias com o Papa Francisco. Pontífice que em abril de 2022 concedeu-o a honra de ser cônego da Basílica Vaticana e protonotário apostólico, uma das mais altas distinções entre os clérigos.
Monsenhor Flávio, 48 anos de idade, é um ser de alma boa e muita gentileza. No Vaticano, recebe com carinho os potiguares que a ele solicitam conhecer o Estado eclesiástico.
A trajetória de dedicação a Deus e ao sacerdotismo começou no Seminário de São Pedro, em Natal, onde se formou em 1997. Em 2000, iniciou seus estudos no Pontifício Ateneo Regina Apostolorum, em Roma, onde foi ordenado diácono no ano de 2003. Dois anos depois, tornou-se sacerdote, celebrando sua primeira missa em Acari (RN).
Desde 2005 atua no Vaticano, onde começou como formador de ministrantes e, em 2008, tornou-se vice-cerimoniário da Basílica de São Pedro. Em 2022, foi nomeado cônego da Basílica Vaticana e protonotário apostólico, e logo assumiu a prefeitura da Sacristia e a função de primeiro cerimoniário da Basílica.
Monsenhor Flávio também foi peça chave na elevação da Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari, à condição de Basílica Menor em 2021. Em reconhecimento à sua trajetória, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do RN em 2024.
Hoje, ele reside na Casa Santa Marta e é um dos brasileiros que ocupam cargos de grande relevância no centro da Igreja Católica.
Autor(a): BZN
Pau dos Ferros: Carmelo Neto destaca legado de Bolsonaro no Nordeste durante enc
26 ABR 2025