16 MAI 2025
A Meta, responsável por Instagram, WhatsApp e Threads, e o TikTok apagaram publicações com conteúdo falso envolvendo a primeira-dama Janja da Silva, durante sua visita à Rússia. A remoção foi feita após notificação extrajudicial enviada pela Advocacia-Geral da União (AGU), a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
As postagens espalhavam uma imagem de Janja ao lado de malas, dizendo falsamente que o conteúdo era dinheiro desviado de fraudes no INSS e que ela teria sido barrada na chegada à Rússia.
A AGU classificou o conteúdo como desinformativo, com potencial de comprometer a missão diplomática do Brasil no exterior. Segundo o órgão, as plataformas poderiam ser responsabilizadas por omissão caso não retirassem as publicações no prazo de 24 horas.
A viagem de Janja, segundo o governo, ocorreu entre os dias 3 e 7 de maio, a convite do governo russo, antes da chegada do presidente Lula. Ela cumpriu agendas institucionais, incluindo visitas a universidades, ao Kremlin e ao Teatro Bolshoi, além de reuniões com autoridades locais, como o governador de São Petersburgo, Alexander Beglov.
A AGU ressaltou que conteúdos como esse buscam minar a credibilidade de missões oficiais e confundir a população sobre ações do Estado brasileiro em cenário internacional.
Autor(a): BZN