14 JUL 2025
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) divulgou, nesta segunda-feira (14), os dados de um levantamento que revela a discrepância entre o número de veículos que exigem habilitação na categoria A e a quantidade de proprietários que não possuem a licença necessária para conduzi-los.
Segundo a Subcoordenadoria de Informática do órgão, 49,7% dos donos de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos no estado não possuem CNH na categoria A, ou seja, não têm autorização legal para pilotar seus próprios veículos.
O estado contabiliza 688.894 veículos que exigem a habilitação de categoria A. Desse total, 342.296 estão registrados em nome de pessoas sem a devida habilitação.
O estudo também fez um recorte específico sobre as motocicletas, que representam 81,6% do total de veículos da categoria A no RN. Nessa categoria, 48,2% dos proprietários também não são habilitados. Das 562.195 motocicletas registradas, 270.982 pertencem a pessoas sem a CNH exigida para condução.
O subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran/RN, Hamurab Figueiredo, alertou para os riscos que esse cenário representa, principalmente para os motociclistas, que figuram entre as principais vítimas de acidentes de trânsito.
“Por si só, os veículos de duas rodas deixam o condutor em situação vulnerável, exigindo maior cuidado, obediência às regras de trânsito e uso de técnicas de condução preventiva. Quando a condução da motocicleta é feita por alguém sem habilitação, o problema se agrava”, explicou Hamurab.
Autor(a): BZN
Projeto de lei prevê passe livre interestadual para pacientes em tratamento con
14 JUL 2025