Mundo

Kristallnacht: o dia 9 marca a série de ataques violentos contra judeus

09 NOV 2023

Foto: Hoje no Mundo Militar

O blog Hoje no Mundo Militar lembra que no dia 9 de novembro de 1938 a Alemanha Nazista deu início à terrível perseguição aos judeus, que recebeu o nome de Kristallnacht.


Detalha:


- Neste dia, em 1938, teve início a Kristallnacht, ou "Noite dos Cristais", um terrível pogrom (uma série de ataques violentos) contra os judeus que ocorreu na Alemanha Nazista na noite de 9 para 10 de novembro de 1938. O nome vem da quantidade de vidros quebrados das janelas das lojas, casas e sinagogas judaicas que enchiam as ruas após os ataques.


Essa noite de violência foi orquestrada pelo regime nazista como uma resposta ao assassinato de um diplomata alemão por um jovem judeu polonês. No entanto, o evento foi apenas um pretexto para iniciar uma onda de violência que o regime havia planejado. Durante a Kristallnacht, milhares de locais de propriedade de judeus foram saqueados e destruídos. Cerca de 90 pessoas foram mortas, e muitas mais foram feridas. Além disso, cerca de 30.000 judeus foram presos e enviados para campos de concentração.


A Kristallnacht é considerada por muitos historiadores como um ponto de virada na perseguição dos judeus pelos nazistas, marcando o começo de uma sistemática e terrível campanha que culminaria no Holocausto, onde seis milhões de judeus foram exterminados. O evento é um lembrete sombrio do que o ódio racial, a intolerância e o extremismo podem causar na sociedade.


Com o mundo vivendo agora uma fase de forte antissemitismo e perseguição aos judeus, que a terrível e triste lembrança da Kristallnacht impeça o início de uma nova era das trevas inspirada no Nazismo.





Autor(a): BZN



últimas notícias