Mundo

Justiça italiana mantém prisão de Carla Zambelli

28 AGO 2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Justiça da Itália decidiu nesta quinta-feira (28) que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) seguirá presa no presídio de Rebibbia, em Roma. A defesa havia solicitado que a parlamentar pudesse cumprir prisão domiciliar em um apartamento nos arredores da capital italiana, mas o pedido foi negado.

De acordo com a decisão, há “alto perigo de fuga”, o que justifica a manutenção da detenção. O processo de extradição, que poderá trazer Zambelli de volta ao Brasil, segue em andamento e está atualmente sob análise do Ministério do Interior italiano, equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro. A tramitação pode durar ainda vários meses.

Nessa quarta-feira (27), uma audiência foi realizada com a participação da defesa da deputada e de um representante do governo brasileiro, responsável pelo pedido de extradição.

Os advogados de Zambelli alegaram que ela sofre de pelo menos dez doenças e contrataram uma perícia médica paralela à realizada oficialmente a pedido da Justiça italiana, na tentativa de reforçar o argumento pela prisão domiciliar.

Autor(a): BZN



últimas notícias