29 AGO 2025
O governo brasileiro iniciou os procedimentos para aplicar a Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos nacionais.
A lei, aprovada pelo Congresso e sancionada em abril pelo presidente Lula da Silva, autoriza o Brasil a adotar contramedidas tarifárias sempre que outros países impuserem barreiras comerciais unilaterais que prejudiquem a competitividade das exportações brasileiras.
O processo será conduzido pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), colegiado que reúne dez ministérios e é responsável pela formulação e coordenação da política de comércio exterior. Entre as etapas previstas, está a notificação oficial do governo norte-americano sobre as medidas de retaliação.
Em declaração à imprensa, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse acreditar que o movimento brasileiro pode abrir espaço para negociação.
“Espero que isso até possa ajudar a gente acelerar o diálogo e a negociação. Precisamos lembrar que temos 201 anos de parceria e amizade com os Estados Unidos e que temos uma boa complementariedade econômica”, afirmou Alckmin, antes de retornar ao Brasil após missão oficial no México.
Autor(a): BZN
Lula diz não ter pressa em aplicar reciprocidade contra os EUA, mas defende ava
29 AGO 2025