12 AGO 2025
O jornalista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, divulgou nesta terça-feira (12) um áudio em que o juiz Airton Vieira, que atuou como auxiliar no gabinete do ministro Alexandre de Moraes no STF entre 2018 e março de 2025, relata ter sofrido forte pressão enquanto exercia a função.
Na conversa, gravada em 14 de janeiro de 2023 e enviada a Eduardo Tagliaferro, então chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Vieira diz que sua saúde física, psicológica e emocional estava no limite. Ele afirma que a família foi “extremamente prejudicada” e que já havia ultrapassado seu ponto de resistência.
O magistrado menciona que pensou em antecipar seu retorno ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, mas decidiu permanecer para não “deixar Moraes na mão” em um momento de crise. Ainda assim, descreveu o ambiente como “muito, muito, muito difícil”.
“Eu não consigo dormir sossegado, eu não tenho tranquilidade, eu estou perdendo completamente a higidez mental”, disse Vieira no áudio obtido pelo Metrópoles.
A íntegra da reportagem pode ser lida na coluna de Paulo Cappelli no portal Metrópoles.
Autor(a): BZN