Mundo

Italiano preso no RN é personagem central de livro do português Rúben Pacheco Correia sobre o caso Rabo de Peixe

29 ABR 2025

Foto: Rúben Pacheco Correia e o livro que já é sucesso em Portugal

O escritor, empresário e chef português Rúben Pacheco Correia mergulha nas entranhas de um dos episódios mais marcantes da história recente dos Açores em seu novo livro, Rabo de Peixe: Toda a Verdade. A obra investiga a trama real que inspirou a série de sucesso da Netflix, desvendando fatos ainda desconhecidos do grande público.


No centro da narrativa está Antonino Giuseppe Quinci, o traficante italiano que, em 6 de junho de 2001, naufragou na vila açoriana de Rabo de Peixe com mais de 700 quilos de cocaína pura a bordo. Foi no Rio Grande do Norte, Brasil, que o autor encontrou Quinci, e eu tive a honra de colaborar para que ele chegasse até a peça principal desse enredo.


Determinado a contar a história sem filtros nem romantizações, Rúben conduziu uma investigação profunda durante quase dois anos, passando pelos Açores, Itália e Brasil. Em uma prisão potiguar, ele entrevistou o traficante, revelando detalhes inéditos, jamais mencionados por jornais, televisão ou mesmo pela série de ficção.


Entre os relatos impactantes, o livro traz episódios que beiram o inacreditável: a cocaína sendo usada para panar peixe, marcações de campos de futebol feitas com droga, e até a história de um padre que teria sofrido uma overdose.


Com prefácio do advogado e político Luís Marques Mendes e posfácio do premiado escritor Valter Hugo Mãe, a obra se propõe a repor os fatos com rigor e respeito à comunidade de Rabo de Peixe, frequentemente estigmatizada pelos estereótipos que a cercam.


Rabo de Peixe: Toda a Verdade será lançado no dia 7 de maio em Lisboa, pela Contraponto Editores, e no dia 9 nos Açores. A obra já está disponível em pré-venda nas principais livrarias online.



Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias