04 ABR 2025
O Carnaval de Natal 2025 impulsionou a economia da capital potiguar, movimentando R$ 196 milhões, um aumento de 34,5% em relação ao ano anterior. Os números foram apresentados nessa quinta-feira (3) pelo Instituto Fecomércio RN (IFC) ao prefeito Paulinho Freire, sua equipe de secretários e à imprensa. O levantamento foi realizado entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, abordando dois aspectos centrais: o perfil dos foliões e a percepção dos empresários sobre o evento.
A pesquisa, realizada com 602 foliões, apontou uma média geral de aprovação com uma nota de 8,8 e que 89,9% dos entrevistados demonstraram intenção de voltar nas próximas edições. O público foi formado principalmente por 59,5% de residentes e 40,5% de turistas ou visitantes de outras cidades. As presenças marcantes foram registradas em shows musicais (86,9%) e blocos de rua (34,1%), além das praias (16,6%), evidenciando uma expressiva movimentação financeira decorrente dos gastos durante o Carnaval.
“É muito gratificante receber uma pesquisa dessa com números realmente fantásticos para Natal: quase 200 milhões foram circulados aqui na nossa economia. Estamos trabalhando em diversas áreas, mas a gente não pode deixar de fomentar o turismo, a cultura, que também movimentam a economia do município. Quero agradecer também essa parceria com a Fecomércio RN, em todos os eventos que Natal faz, não só na cultura, mas também na educação, na saúde e na assistência social”, afirmou o prefeito de Natal.
Já o levantamento com os empreendedores, que ouviu 204 pessoas dos setores de Comércio e Serviços, os resultados indicaram uma visão positiva do impacto do Carnaval. A percepção geral foi de 71,1% de avaliações positivas, com a maioria dos entrevistados apontando que as expectativas foram atendidas, impulsionando o faturamento médio diário dos dois segmentos para aproximadamente R$ 2.943,63.
O estudo também revelou um expressivo movimento financeiro, evidenciado pelo aumento nos investimentos, com destaque para a ampliação de estoque e contratações temporárias, que atingiram 31,9% dos empresários, além de destacar os perfis variados das empresas participantes e os segmentos mais impactados pelo evento.
Autor(a): BZN
Pau dos Ferros: Carmelo Neto destaca legado de Bolsonaro no Nordeste durante enc
26 ABR 2025