02 ABR 2025
O médico geneticista potiguar Matheus Castro foi o único brasileiro a apresentar um caso no Congresso Americano de Genética Médica (American College of Medical Genetics ACMG meeting), realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em março. Matheus, que faz parte da equipe da Clínica Médica do DNA Center, compõe um grupo com outros pesquisadores que está estudando uma nova síndrome.
O evento é considerado o principal congresso de genética médica do mundo, reunindo profissionais de diversas partes do planeta. Matheus Castro teve destaque ao apresentar um relato de caso sobre duas irmãs que possivelmente estão desenvolvendo uma nova síndrome. O caso foi selecionado para apresentação oral, um reconhecimento da relevância da pesquisa para a comunidade médica global.
"Foi importante para divulgar uma possível nova condição em um congresso com pessoas de todo o mundo, podendo levar a desvendar uma condição a crianças que não têm diagnóstico, melhorando o cuidado de pacientes com doenças raras", declarou o médico sobre a importância de sua participação no evento.
O potiguar foi o único brasileiro a apresentar um caso no evento, embora outros profissionais do país tenham participado. O médico é geneticista do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP.
Com um currículo extenso, Matheus Castro possui graduação em Medicina com mérito acadêmico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), residência em Genética Médica pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Neurogenética e Erros Inatos do Metabolismo pela USP. Ele também é membro da Sociedade Internacional para o Estudo dos Erros Inatos do Metabolismo e já apresentou aulas em diversos congressos médicos, além de ter artigos publicados em importantes periódicos científicos internacionais.
Autor(a): BZN