09 AGO 2025
O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, afirmou neste sábado (9), em publicação na rede social X, que um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) teria “usurpado o poder” no Brasil e prejudicado as relações históricas entre os dois países.
Sem citar nomes, Landau disse que a separação dos poderes é “garantia de liberdade” e alertou para o risco de concentração excessiva de autoridade. “O que está acontecendo agora no Brasil ressalta esse ponto: um único ministro do Supremo Tribunal Federal usurpou o poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes, ou suas famílias, com prisão, encarceramento ou outras penalidades”, escreveu.
O diplomata classificou a situação como “anômala” e "inédita" e acusou o magistrado de tentar aplicar a lei brasileira fora do território nacional para “silenciar indivíduos e empresas em solo americano”. Segundo ele, essa postura teria destruído "o relacionamento historicamente próximo do Brasil com os EUA".
Landau também argumentou que, enquanto é possível negociar com representantes do Executivo ou Legislativo, um juiz mantém a “pretensão” de agir unicamente com base na lei, o que, na visão dele, dificulta qualquer diálogo. “Queremos retomar nossa amizade histórica com a grande nação do Brasil!”, concluiu.
Autor(a): BZN