Política

Deputada Camila Jara não é incluída em lista inicial de denunciados na Câmara

10 AGO 2025

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada Camila Jara (PT-MS), inicialmente acusada de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a retomada do controle do plenário da Câmara, ficou fora da lista preliminar de parlamentares que terão as denúncias analisadas pela Corregedoria da Casa.

Segundo o corregedor Diego Coronel (PSD-BA), responsável pela análise, a decisão final dependerá da verificação de fotos e vídeos do episódio, ocorrido na noite de quarta-feira (6). A conclusão está prevista para o dia 13. Caso as imagens apontem agressão, Jara, assim como outros deputados, poderá ser incluída na relação.

Os parlamentares denunciados responderão a processo no Conselho de Ética, seguindo um rito distinto de casos recentes, como as suspensões de Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG), que foram levados diretamente ao colegiado por representações da Mesa Diretora.

O episódio

Camila Jara foi acusada de empurrar Nikolas Ferreira durante uma discussão. Sua assessoria nega agressão e afirma que houve apenas um “empurra-empurra”, no qual a deputada afastou Nikolas, que “pode ter se desequilibrado”.

Na sexta-feira (8), o PL anunciou que abriria representação contra a parlamentar. Mais tarde, a Secretaria-Geral da Mesa informou que todas as denúncias haviam sido enviadas à Corregedoria. Contudo, o Diário Oficial da Câmara publicou apenas representações de parlamentares da base aliada contra deputados da oposição.

Ao todo, 14 parlamentares foram denunciados e terão suas condutas analisadas.

Autor(a): BZN



últimas notícias