Mundo

Ebulição em Portugal

24 JAN 2024

Foto: Redes sociais de Miguel Albuquerque

A manhã desta quarta-feira (24) começou com operação deflagrada pela Polícia Judiciária e o Ministério Público.

No alvo, Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, e Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, por suspeita de corrupção e outros crimes associados.

Buscas da Polícia Judiciária ocorrem na Região Autónoma da Madeira, na Grande Lisboa, no norte de Portugal e Açores, segundo apurou o Diário de Notícias

Conforme o jornal português, “o grupo que detém os hotéis Savoy também está na mira da justiça. Aliás, um dos locais alvo de buscas da PJ foram as instalações do grupo AFA, de Avelino Farinha, chairman do grupo de hotéis Savoy”.

A Câmara Municipal do Funchal informou que “um grupo de inspetores da Polícia Judiciária deu entrada esta manhã nas instalações do edifício dos Paços do Concelho, para a realização de buscas", lê-se num comunicado divulgado pela autarquia (PSD/CDS-PP), e que "está a colaborar na investigação em curso e a prestar toda a informação solicitada, num espírito de boa cooperação", diz o DN.

Detalha que estão em causa “três inquéritos do DCIAP que investigam crimes de prática de corrupção, prevaricação e recebimento indevido de vantagens. As mais de 60 buscas têm como alvos autarquias, departamentos do Governo Regional da Madeira, bem como empresas ligadas ao setor da hotelaria”.

As “investigação remontam à época em que Pedro Calado era vice-presidente do Governo Regional da Madeira”. No caso Albuquerque, explica a CNN, paira suspeita com o grupo Pestana que envolve a venda de uma quinta de Miguel Albuquerque “a um fundo imobiliário com sede em Lisboa, em 2017, por 3,5 milhões de euros”. 

Autor(a): BZN



últimas notícias