Saúde

Cuidados no verão: consumo excessivo de alimentos açucarados pode comprometer a saúde bucal

16 JAN 2024

Foto: Divulgação

Com as altas temperaturas, tem aumentado também o consumo de sorvetes, bebidas geladas e picolés. Ainda que as mesmas possam trazer uma sensação de alívio e frescor, o consumo excessivo pode ser prejudicial aos dentes. É o que explica o dentista Lucas Liberato, dentista avaliador da Clínica Odontologia Integrada.

O especialista detalha que é fundamental conhecer algumas dicas para manter a saúde bucal no verão e se prevenir contra as cáries e outros problemas que frequentemente surgem durante a estação mais quente do ano.

Uma recomendação prática oferecida pelo especialista é a escovação imediata após o consumo desses alimentos. "Escovar os dentes ajuda a desorganizar o biofilme bucal, reduzindo os riscos associados ao consumo desses alimentos", destaca Lucas Liberato.

De acordo com o dentista avaliador da Odontologia Integrada, para aqueles que passam mais tempo fora de casa, o conselho é adotar medidas preventivas. "É fundamental levar consigo um kit de higiene bucal, composto por escova, creme dental e fio dental. Mulheres podem manter esse kit na bolsa, enquanto os homens podem tê-lo no bolso da bermuda", orienta.

Desmistificando um mito comum, o especialista esclarece que refrigerantes não têm o poder de amolecer os dentes, mas faz um alerta. “O que ocorre é a desmineralização do esmalte dentário, contribuindo para o desenvolvimento de cáries. Pequenas mudanças nos hábitos diários podem fazer grande diferença na prevenção de problemas bucais”, destaca.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que os brasileiros consomem, em média, cerca de 80 gramas de açúcar por dia, o que equivale a cerca de 20 colheres de chá – através de bebidas, bolachas recheadas, barras proteicas, chocolates, bolos industrializados, iogurtes, bebidas esportivas, águas vitamínicas, entre outros.

O verão e o calor aumentam ainda mais esse consumo de alimentos e bebidas ricos em açúcares. Mas, como pontuou o dentista avaliador da Odontologia Integrada, com cuidados simples é possível ter um verão sem problemas com a saúde bucal.

Autor(a): BZN



últimas notícias