Cidade

Com primeira edição no Nordeste, Oil & Gas Summit espera reunir mais de 50 mil pessoas

27 ABR 2024

Foto: Divulgação

A Oil & Gas Summit: Margem Equatorial e Transição Energética, um evento do setor de petróleo e gás do Brasil, terá a sua primeira edição no Nordeste, tendo a cidade de Fortaleza como sede no próximo ano. O evento, que será realizado nos dias 19 a 21 de março de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, espera reunir os grandes players do mercado e mais de 50 mil visitantes.

O lançamento oficial, realizado nesta quinta-feira (25), contou com a presença do organizador do Summit, Carlos Logulo; do presidente do Sindienergia-CE e representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Luis Carlos Queiroz; do representante da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Macedo; do secretário-executivo do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Fernando Bezerra; do representante do Visite Ceará, Suemy Vasconcelos; de técnicos das Secretarias do Desenvolvimento Econômico do Ceará e Turismo, além integrantes da indústria hoteleira da capital cearense.

Em números, a Petrobras já inseriu no seu cronograma de investimentos o montante de 3,1 bilhões de dólares para pesquisas e explorações na Margem Equatorial, também é esperada a criação de mais de 300 mil novos postos de trabalho nos próximos 5 anos no segmento de petróleo e gás.

A escolha do Nordeste para sediar o evento não é por acaso. Estima-se que a região se consolide como um importante polo de desenvolvimento do setor, em virtude do descobrimento de reservas petrolíferas em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar. A descoberta foi confirmada no poço exploratório Anhangá, situado próximo à divisa entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, na Margem Equatorial brasileira. A reserva foi localizada em uma profundidade de 2.196 metros, com cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal.

Essa região está localizada na Margem Equatorial, abrangendo o Norte e Nordeste do país, desde o Rio Grande do Norte até o Amapá e se estende por mais de 2.500 quilômetros ao longo da costa brasileira.

Além de discussões sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial, a Oil & Gas Summit também abordará assuntos relacionados às energias renováveis, como o Hidrogênio Verde (H2V), um combustível universal e atualmente considerado o pilar da transformação energética mundial.

"Acreditamos que o Summit será uma excelente oportunidade para impulsionar os negócios da região. A Oil & Gas abrirá novos horizontes para o crescimento econômico e geração de empregos no setor energético do Norte e Nordeste do país", conclui Carlos Logulo.

Sobre

A Oil & Gas Summit: Margem Equatorial e Transição Energética tem como objetivo fomentar a discussão em torno das novas soluções energéticas, destacar o papel da margem equatorial no cenário internacional e ser um catalisador de parcerias estratégicas que permitam o desenvolvimento de inovações tecnológicas da indústria de petróleo, gás e energias e impulsionem a transição energética em direção a um futuro sustentável.

Autor(a): BZN



últimas notícias