Cidade

Cantor Gutto Xibatada morre aos 39 anos após complicações de monkeypox

29 ABR 2025

Foto: Reprodução/Redes sociais

O cantor paraense Gutto Xibatada, conhecido por sua irreverência e pelo ritmo contagiante que misturava forró, sertanejo e músicas regionais, faleceu aos 39 anos, em Belém (PA), no último dia 22. Ele estava internado no Hospital Mário Pinotti, onde teve agravamento no quadro de saúde após ser diagnosticado com monkeypox (varíola dos macacos).

Lembrar que em  novembro a capital paraense vai sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A morte do artista acendeu um alerta sobre os casos de monkeypox no estado. Neste ano, o Pará já confirmou 19 casos da doença, com duas mortes, incluindo a de Gutto Xibatada. A Secretaria Municipal de Saúde diz que o caso está sob investigação pela Vigilância Epidemiológica.

Gutto, cujo nome verdadeiro era Augusto Demétrio Neto, havia sido isolado em casa no início de março, após testar positivo para a infecção. Portador de asma, teve complicações severas que afetaram sua fala, visão e tato. A família denuncia falhas no atendimento e falta de monitoramento adequado durante o tratamento.

Além da carreira musical, Gutto era idealizador da “Varanda Xibatada”, evento tradicional durante o Círio de Nazaré, uma das festas religiosas mais populares do Pará.


Autor(a): BZN



últimas notícias