Mundo

Brincadeira de jovem inglês de que explodiria avião faz caças espanhóis interceptaram a aeronave em que ele estava

24 JAN 2024

A brincadeira do jovem inglês Aditya Verma foi leva a sério  pelos serviços de segurança do Reino Unido e ele foi a julgamento na Espanha, segunda-feira (22).


A brincadeira remete a julho de 2022, quando ele, numa aeronave da EasyJet que seguia para a ilha espanhola de Menorca, famoso destino turístico, com cinco amigos, brincou nas redes sociais: “Estou a caminho para explodir o avião (sou membro do Taliban)”.


A brincadeira foi levada bem a sério pelas autoridades espanholas, que interceptaram o avião com um caça F-18, prenderam o jovem e revistaram  as bagagens de todos os demais passageiros, com cães buscando em suas bagagens qualquer tipo de indício suspeito, causando atrasos em outros voos agendados para o aeroporto da ilha.


No tribunal de Madrid, segunda-feira, Verma disse que sua “intenção nunca foi causar sofrimento público ou causar danos públicos”, que a mensagem era “uma piada num ambiente de grupo privado”. Pressionado sobre o propósito da mensagem, disse: “Desde a escola, tem sido uma piada por causa das minhas feições... Era só para fazer as pessoas rirem”.


Se for considerado culpado, o estudante de economia na Universidade de Bath  enfrentará pesada conta de despesas depois que dois jatos da Força Aérea Espanhola foram usados na operação. 


Na época, Verma, então com 18 anos, foi mantido em uma cela da polícia por dois dias e mais tarde foi libertado sob fiança. De volta ao Reino Unido, ele foi interrogado pelas agências de inteligência britânicas MI5 e MI6, antes de retornar para casa em Orpington, Kent. 


Questionado sobre o que pensou quando viu os caças interceptando o avião, ele disse: “A guerra Rússia-Ucrânia estava acontecendo, então pensei que fosse um exercício militar relacionado [a esse] conflito”. 


Contou que o piloto do avião informou aos passageiros que os caças haviam sido acionados por causa de um sinal de socorro enviado por engano. Especialistas policiais disseram ao tribunal que vasculharam o telefone de Verma e, embora tenham descoberto que ele havia pesquisado confrontos entre o Paquistão e a Índia e as possibilidades de um ataque do Estado Islâmico naquela área, não encontraram nada de interesse que ligasse a jihadistas. radicalismo. 


Verma não enfrenta acusações de terrorismo nem uma possível pena de prisão, mas poderá ser multado em até 22.500 euros (19.300 libras) se for considerado culpado e o Ministério da Defesa espanhol exige 95.000 euros em despesas. O tribunal disse à BBC que o veredicto no caso será divulgado nos próximos dias.



Autor(a): BZN



últimas notícias