09 JUL 2025
O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, foi condenado nessa terça-feira (9) pela Justiça da Espanha a um ano de prisão por fraude fiscal, por irregularidades na declaração de rendimentos com direitos de imagem em 2014, quando comandava o Real Madrid.
A sentença não prevê regime fechado, já que penas inferiores a dois anos por crimes não violentos costumam ser convertidas em multas ou serviços comunitários no país. Ancelotti também foi condenado a pagar 386 mil euros de multa e ficará sem benefícios fiscais por três anos.
Apesar da repercussão, a condenação não afeta sua permanência na Seleção Brasileira. A CBF ainda não se pronunciou, mas a expectativa é de que o treinador siga normalmente no cargo, já que a pena não interfere em suas funções esportivas.
Em tempo!
Ancelotti é mais um nome do futebol mundial condenado por questões fiscais na Espanha. Casos semelhantes envolveram Neymar, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo, que já foram condenados por fraude fiscal na Espanha. Neymar foi multado em cerca de 188 milhões de reais por sonegação fiscal relacionada à sua transferência para o Barcelona, além de pagar multas por evasão no Brasil. Messi recebeu condenação e multa por fraude fiscal envolvendo direitos de imagem, e Cristiano Ronaldo foi condenado e multado por sonegação de impostos durante sua passagem pelo Real Madrid. Em todos os casos, as penas de prisão foram convertidas em multas ou penas alternativas, sem cumprimento de regime fechado.
Autor(a): BZN