09 JUL 2025
O presidente norteamericano Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (9) a aplicação de tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA, a partir de 1º de agosto.
A decisão foi comunicada em uma carta oficial enviada ao presidente Lula da Silva (PT), na qual Trump acusa o governo brasileiro de perseguir Jair Bolsonaro e critica duramente a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Trump considera o julgamento do ex-presidente uma “caça às bruxas” e classifica o processo como uma “vergonha internacional”: “A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu.
Na carta de duas páginas, Trump também acusa o STF de “censura secreta e ilegal” a plataformas de redes sociais dos EUA, ameaçadas por multas milionárias e expulsão do mercado brasileiro. Ele afirma que o Brasil ataca a liberdade de expressão e impõe barreiras comerciais injustas aos produtos americanos.
“Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco”, afirma Trump, justificando a nova tarifa como uma forma de “corrigir anos de políticas tarifárias e não-tarifárias injustas” adotadas pelo Brasil.
Além da tarifa de 50%, Trump ameaça elevar ainda mais a taxação caso o Brasil reaja com aumentos próprios, e ordena o início imediato de uma investigação comercial formal (Seção 301) contra o país. Ele também sinaliza que empresas brasileiras podem escapar da tarifa se produzirem diretamente nos Estados Unidos: “Se uma empresa do Brasil decidir fabricar dentro dos EUA, não haverá tarifa. Faremos tudo para aprovar rapidamente, profissionalmente, e em semanas”.
O documento finaliza com um aviso: se o Brasil quiser reabrir seu mercado aos produtos americanos e eliminar barreiras, os EUA poderão reconsiderar os termos.
Autor(a): BZN