Economia

Verão abre possibilidades de negócios para empreendedores

19 JAN 2022

Foto: Canindé Soares

O período de veraneio, praias, descontração e muito calor, sobretudo no Rio Grande do Norte, é também uma época propícia a fazer negócios. E um dos segmentos que podem aproveitar essa onda é o da economia criativa. O clima de férias e descontração do verão estimula as pessoas a buscarem por mais atividades de lazer e entretenimento. 

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, empreendedores ligados a atividades relacionadas à arte, música, audiovisual, feiras e eventos culturais devem ficar atentos às oportunidades que surgem nesse período de alta estação.

Essa pode ser uma alternativa para faturar mais e fomentar novos negócios, além de recuperar as perdas de anos anteriores, tendo atenção aos protocolos de bioprevenção e à segurança garantida pelo passaporte de vacina, que no Rio Grande do Norte passa a ser obrigatório em locais de eventos com mais de 100 pessoas.

Para garantir o sucesso das vendas no verão, é preciso proporcionar uma experiência de qualidade para o cliente, desde o cuidado com a saúde das pessoas até a atenção aos pontos de contato, sejam lojas físicas ou digitais. Para quem atua nesse mercado da economia criativa, sobretudo no Nordeste, que recebe uma grande quantidade de turistas nesse período, o Sebrae preparou dicas que podem fazer a diferença na hora de aproveitar o clima favorável.

É hora de retomar a agenda de apresentações musicais

O mercado da música foi bastante afetado no auge da pandemia e, mesmo agora que ainda ser recupera bem timidamente, observa-se agendamentos de alguns shows com público restrito a vacinados acontecendo em muitas cidades. Para os pequenos negócios que envolvem o profissional da música, ou seja, o músico independente, é o momento de retomar as apresentações em restaurantes, bares e pequenos estabelecimentos, como casas de eventos que pouco a pouco vão sendo liberados para a coletividade.

Compartilhe seu talento em cursos e oficinas

No período de férias e descontração, muitas pessoas buscam realizar atividades que normalmente não teriam tempo de experimentar, ou aprender um novo ofício. Os profissionais que atuam no mercado da economia criativa podem aproveitar para promover cursos e oficinas de curta duração em áreas como fotografia, artesanato, pintura ou música. Se você tem um talento para compartilhar e deseja empreender com isso, conheça os cursos online e gratuitos no Portal do Sebrae, com orientações de como montar seu pequeno negócio no segmento de economia criativa. Acesse aqui e veja que capacitação é mais adequada para o negócio.

Aproveite o clima do verão para oferecer atividades ao ar livre

Apesar das intensas chuvas de verão, a temporada de calor continua em quase todo o país e muitas pessoas buscam atividades ao ar livre com opção de lazer e entretenimento. Os profissionais que atuam no mercado de economia criativa podem proporcionar novas experiência para quem quer relaxar e curtir um pôr do sol, por exemplo. Se você é um músico, um contador de histórias ou atua em outra profissão relacionado às artes, verifique a possibilidade de realizar apresentações em espaços abertos.

Invista no entretenimento infantil

As colônias de férias são uma atividade muito requisitada pelas crianças, principalmente neste período do ano, quando as férias escolares costumam ser mais extensas. Muitas oferecem recreação ao ar livre, oficinas de teatro, dança, pintura entre outros atrativos, mas também podem inovar com atividades educativas que não tem muito a cara de escola, com robótica e programação voltada para o público infantil.

Para ajudar os empresários nesta temporada, o Sebrae preparou uma página especial em seu portal, com dicas e conteúdos quentes para o Verão.

Fonte: Agência Sebrae



últimas notícias