18 AGO 2025
A Unimed Natal realizou o I Seminário de Cuidados Paliativos, dias 15 e 16, reunindo médicos cooperados, equipes assistenciais do Hospital Unimed – CSU e da Gerência de Prevenção e Atenção Domiciliar – GPAD, além de especialistas de referência nacional na área, para aprofundar o debate sobre práticas que ampliem a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças graves.
Durante dois dias, o evento contou com palestras e momentos de troca de experiências sobre a importância da atuação multidisciplinar. Entre os convidados, esteve a médica Lilia Embiruçu, referência nacional em Cuidados Paliativos, que compartilhou práticas e experiências com a equipe local.
Presidente da Unimed Natal, o ortopedista Márcio Rêgo ressaltou a relevância da iniciativa: “Ao promover um seminário desse porte, estamos reforçando o compromisso da cooperativa em oferecer um olhar integral ao paciente. Cuidar não se resume a tratar a doença, mas envolve acolher, apoiar e proporcionar dignidade em todas as fases da vida”.
Para o coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos da Unimed Natal, Rodrigo Furtado, o encontro representa um marco na consolidação dessa prática dentro da cooperativa: “Os cuidados paliativos oferecem um olhar multidimensional para pacientes e famílias que enfrentam doenças ameaçadoras da vida. Precisamos resgatar a qualidade de vida, oferecendo apoio físico, social, emocional, espiritual e familiar. É muito bom ter uma empresa com esse olhar diferenciado”.
Médica convidada, Lília Embiruçu destacou a relevância da iniciativa em âmbito regional para ampliar esse debate e a coragem institucional da Unimed Natal em investir nesse campo. “O cuidado paliativo é, antes de tudo, um jeito diferente de cuidar. Ele não tem a ver com antecipar a morte, mas com garantir acolhimento e qualidade de vida em momentos de sofrimento intenso. Quando a Unimed Natal traz essa discussão para dentro do Rio Grande do Norte, ela vai além do que já é oferecido, mostrando que saúde só pode ser feita de forma plena quando inclui também o cuidado paliativo”.
Autor(a): BZN