Mundo

Trump ataca Brics e defende Bolsonaro nas redes sociais

07 JUL 2025

Foto: Reprodução vídeo

O presidente norteamericano Donald Trump publicou nesta segunda-feira (7) duas mensagens contundentes em sua rede social, Truth Social. 

Na primeira, mirou diretamente os países que integram ou se alinham ao bloco Brics, que se reuniu no Rio de Janeiro no fim de semana, alertando que adotará medidas econômicas duras caso volte à Casa Branca.

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS será taxado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política. Agradeço pela atenção a este assunto!”, escreveu Trump, reforçando sua postura protecionista e nacionalista, especialmente diante de blocos que ele considera adversários geopolíticos dos EUA.

Em seguida, Trump voltou sua atenção ao Brasil e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem prestou apoio público em diversas ocasiões. 

Criticou duramente a forma como o ex-mandatário brasileiro tem sido tratado pelas instituições do país: “O Brasil está fazendo uma coisa terrível com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Tenho acompanhado — assim como o mundo — enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.

Considerou que Bolsonaro é um “líder forte que verdadeiramente amava seu país” e alertou para o que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro, sua família e seus apoiadores.

Taxativo: “Estarei observando de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”.

Em tempo!

As declarações foram publicadas em meio a um momento delicado para Bolsonaro, que enfrenta investigações e ações judiciais no Brasil, e em meio às movimentações diplomáticas e comerciais envolvendo os Brics e outras potências globais.

Autor(a): BZN



últimas notícias