Turismo

Tibau do Sul, Gostoso e Tibau entre os 100 destinos mais sustentáveis do mundo em ranking de fundação holandesa

05 OUT 2021

Os municípios potiguares de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Tibau, na Costa Branca, estão entre os 100 destinos do mundo que mais desenvolvem práticas sustentáveis na gestão do turismo local. 

O reconhecimento foi anunciando hoje (5) durante a cerimônia on-line do Sustainable Top 100 Destinations, realizada pela fundação holandesa Green Destinations, organização internacional, vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável), formada por especialistas em turismo sustentável do mundo todo, que certifica destinos turísticos pela avaliação na forma como gerenciam e administram seu patrimônio, ambiente, clima e a qualidade de sua oferta turística.

Novamente 

É o segundo ano que Gostoso e Tibau do Sul aparecem na seleta lista. A premiação é inédita para Tibau, na região da Costa Branca. Participantes do DEL Turismo - programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local -, para concorrer ao prêmio os destinos precisaram apresentar cases de sucesso locais, desenvolvidos sob consultoria das equipe técnica do programa.

Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz comemorou:

- Pelo segundo ano seguido o RN está em um ranking mundial sobre práticas sustentáveis, graças ao trabalho que desenvolvemos por meio de acordos internacionais, como o Projeto Verena e Rede DEL Turismo, metodologias que tem como foco trazer ao nosso estado o desenvolvimento do turismo, atividade protagonista em nosso cenário econômico. O DEL tem transformado os modelos de gestão pública e privada nas localidades onde tem sido implantado, trazendo resultados que criam novos diferenciais competitivos e colaboram para o desenvolvimento da atividade turística local e divulgação internacional do nosso estado”.

Novidade

Primeiro município da Costa Branca a implantar o DEL Turismo, Tibau assinou o convênio no início deste ano.
 

A prefeita Lidiane Marques considera: 

- Para nós uma grande vitória que demonstra o quanto o nosso município busca um turismo sustentável e planejado, que contou com o trabalho da secretaria de turismo o excelente apoio da empresa Del Turismo, por meio de consultoria e do relatório final que eles elaboraram”, comemorou a prefeita.

Mais

Além dos municípios potiguares, nesta edição, outras cinco cidades brasileiras que aplicam a metodologia DEL receberam o selo Sustainable Top 100 Destinations. São eles: Canguçu, no Rio Grande do Sul e Bombinhas, Itá, Forquilhinha e Orleans, em Santa Catarina.

Em tempo

O Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local - DEL Turismo é uma metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local. O Programa foi implantado no Rio Grande do Norte  por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias