Mundo

SSI eleva ameaça terrorista rm Portugal de moderada para significativa

20 OUT 2023

Foto: SSI

Segundo a CNN Portugal, nesta sexta-feira (20), o “Sistema de Segurança Interna (SSI) decidiu elevar o grau de ameaça terrorista em Portugal de moderado para significativo, considerando, no contexto do conflito entre Israel e o Hamas, "existirem condições que justificam" essa alteração, "por razões eminentemente preventivas e de cautela, acompanhando de igual modo os outros parceiros europeus", segundo um comunicado esta sexta-feira divulgado”. 


A emissora explica que, no entanto, o SSI sublinhou que "não se registam quaisquer indícios que apontem para o desenvolvimento de ações terroristas em Território Nacional".


Detalha que o “grau de classificação de ameaça significa que as Forças e Serviços de Segurança em Portugal irão continuar a acompanhar "proactivamente, a evolução da situação de segurança, adotando de forma flexível e pragmática as medidas de segurança, passivas e ativas, que vierem a considerar necessárias. Sempre num contexto de adequação e proporcionalidade, no quadro de uma vigilância cooperativa reforçada"”.


Continua que “na prática foi decidido reforçar a segurança de visibilidade à embaixada de Israel e às sinagogas de Lisboa e Porto, por parte da PSP. E da parte da Polícia Judiciária serão reforçados os canais de alerta antiterrorismo com as outras polícias europeias”.


A decisão foi tomada numa reunião extraordinária UCAT/Unidade de Coordenação Antiterrorismo, convocada pelo secretário-geral do SSI e realizada ontem "no formato de dirigentes máximos ou nacionais, tendo estado também presente um representante da PGR como convidado".

Autor(a): BZN



últimas notícias