Economia

Sebrae RN premia prefeitos vencedores e lança projeto Município + Empreendedor

19 MAI 2022

Foto: Moraes Neto

O Sebrae no RN lançou na manhã de hoje (19) o Projeto Município + Empreendedor, que prevê a instalação da Sala do Empreendedor nos 167 municípios potiguares para facilitar o atendimento gratuito e diferenciado aos cidadãos empreendedores.

Ocasião com entrega dos troféus aos vencedores da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Governador Cortez Pereira 2022, em parceria com a Assembleia Legislativa e a Federação dos Municípios do RN (Femurn), com participação de autoridades municipais e dos prefeitos premiados, assessores e secretários municipais. 

Dirigentes do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel (presidente do Conselho Deliberativo Estadual), Zeca Melo (diretor-superintendente) e João Hélio Cavalcanti (diretor-técnico) fizeram a entrega dos troféus aos prefeitos premiados, juntamente com o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN, deputado estadual Kléber Rodrigues (PSDB), e o presidente da Femunr e prefeito de São Tomé, Babá Pereira (Republicanos).

Segundo o Sebrae, a "premiação tem como objetivo, estimular ações das gestões municipais, que possibilitem um melhor ambiente de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo com foco nas micro e pequenas empresas".

A entrega dos troféus estava programada para o dia 9 passado, mas foi adiada devido o falecimento do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, que, inclusive, foi um dos vencedores do prêmio, na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos com o projeto inscrito “São Gonçalo com charme”. O troféu foi recebido pelo atual prefeito, Eraldo Paiva (PT), que era o vice-prefeito do município.

Discursou Itamar Maciel:

- Parabenizo a todos com uma homenagem especial, ao prefeito Paulo Emídio, de São Gonçalo do Amarante, nosso querido Paulinho, que partiu para outro plano, deixando um grande legado desenvolvimentista, e, que foi vencedor da categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos.

Planejamento

Zeca Melo apresentou o projeto Município + Empreendedor. Destacou a importância da parceria com as 167 prefeituras municipais para a instalação de uma Sala do Empreendedor, que permita ações importantes em prol das micro e pequenas empresas no município. Para tanto, atentou, é fundamental a figura do Agente de Desenvolvimento designado pela prefeitura local. 

E lembrou dos avanços na luta para a conquista da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas:

- Nós temos aqui no estado uma articulação entre o Sebrae e as instituições parceiras, como a Femurn e Assembleia Legislativa, que é resultado do esforço conjunto de todos e que vai nos permitir a concretização desse projeto Município + Empreendedor inédito no país. Para isso, contamos com a adesão das prefeituras municipais para a instalação da Sala do Empreendedor, que terá um Agente de Desenvolvimento da prefeitura local.

Elogiou Kléber Rodrigues:

- Estar ao lado do Sebrae, que representa tanto para o RN, é um orgulho para a Assembleia Legislativa do Estado. 

E destacou a importância do papel das MPEs para a economia, sobretudo na geração do emprego, que no RN registraram 2.167 contratações, contra 550 vagas nas grandes empresas. “As MPEs são as molas propulsoras para o desenvolvimento do estado”.

Vencedores 

Prefeitos de nove municípios conquistaram a edição estadual do prêmio, com destaque para o gestor de Acari, Fernando Antônio Bezerra, que ganhou em três categorias do prêmio: Cidade Empreendedora (Avança Acari), Compras Governamentais (Compre Bem Acari) e Governança Regional e Cooperação Intermunicipal (Geoparque Seridó), por fazer parte dos seis municípios do Consórcio do Geoparque, cujo projeto foi inscrito pelo prefeito de Currais Novos, Odon Oliveira de Souza Júnior.

O Geoparque Seridó também garantiu premiação para os prefeitos Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas), Raimundo Marcelino Borges (Cerro-Corá), Luciano Santos (Lagoa Nova) e Tiago Almeida (Parelhas). Luciano Santos conquistou a premiação na categoria Inovação e sustentabilidade com o projeto “Lagoa Nova e sua nova face”.

Capital

Natal conquistou o prêmio na Categoria Desburocratização, com o projeto “Modernização e Desburocratização”. O prefeito Álvaro Dias disse que o prêmio é reconhecimento ao trabalho de desburocratização que vem sendo realizado pela equipe de secretários com programas interligados à REDESIM e nos centros de empreendedorismo instalados no bairro comercial do Alecrim e na zona norte. “É um trabalho de orientação aos empreendedores para que instalem suas empresas de uma forma correta e possam caminhar firmes em direção ao futuro”.

Álvaro acredita que o reconhecimento do prêmio serve de exemplo e estímulo ao esforço feito pela Prefeitura de Natal para desburocratizar vários tipos de licenciamentos como os alvarás, que há pouco eram um grande entrave e que agora podem ser tirados pela internet em menos de um minuto. “É um avanço significativo na simplificação e desburocratização dos serviços na nossa gestão à frente da prefeitura municipal”, disse, elogiando a iniciativa do Sebrae de reconhecer os projetos que fomentam o empreendedorismo.

Potengi

Prefeito de São Paulo do Potengi, Eugênio Pacceli Souto obteve êxito em duas categorias: Sala do Empreendedor, com o projeto “Projeto Crescer”, e Empreendedorismo na Escola, com “Capacitando Talentos”. 

Pois bem

A premiação foca no estímulo ao "desenvolvimento municipal e reconhecer o prefeito ou prefeita que criou as dições necessárias à um ambiente favorável ao empreendedorismo na região e executaram projetos voltados ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais", diz o Sebrae. 

Em tempo

Todos os vencedores da etapa estadual do RN concorrerão nas suas respectivas categorias, na etapa nacional do prêmio, cuja premiação está marcada para o dia 28 de junho próximo, na sede do Sebrae nacional, em Brasília (DF). 

Zeca Melo

Itamar Maciel


Prefeitos vencedores


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias