08 ABR 2025
O lutador potiguar Patrício Pitbull já embarcou rumo a Miami para a sua estreia no UFC, que acontece neste sábado, dia 12, contra o mexicano Yair Rodríguez. Patrício foi anunciado recentemente na maior organização de MMA do mundo após enfrentar um período difícil devido a uma hérnia na coluna.
Em 2023, um procedimento minimamente invasivo na cervical não só o livrou de fortes dores, dormência e perda de força nos braços, como também o impulsionou de volta à alta performance. "Se não fosse a cirurgia, eu teria me aposentado", revelou o campeão.
Antes da intervenção, Patrício havia sofrido duas derrotas consecutivas no Bellator, um cenário inédito em seus quase 20 anos de carreira profissional. Foi nesse momento delicado que a decisão de se submeter à cirurgia endoscópica de coluna, realizada pelo neurocirurgião e cirurgião de coluna Marco Moscatelli, se concretizou.
"Nós operamos o Patrício por vídeo. Conseguimos descomprimir essa hérnia de disco na parte posterior da coluna dele, com um acesso de apenas 7 milímetros. Fizemos toda a descompressão em 45 minutos e ele teve alta 4 horas após a cirurgia. Com isso, as dores melhoraram e ele começou a fazer de novo o fortalecimento com fisioterapia, alongamento, etc. Esse período de recuperação dele foi de aproximadamente de 6 a 8 meses", detalhou o médico.
A melhora na qualidade de vida de Pitbull foi drástica. "Minha qualidade de vida melhorou mil por cento. Eu não conseguia dormir, tinha dor o tempo todo, fazia fisioterapia todos os dias. Como atleta, atrapalhava muito meus treinos e minhas performances. Depois da cirurgia, recuperei minha força e outras valências que tinha perdido. A cirurgia me permitiu retomar a carreira e continuar competindo em alto rendimento", comemorou o lutador.
Após a recuperação, Patrício voltou ao octógono em março do ano passado e venceu o canadense Jeremy Kennedy por nocaute técnico, mantendo o cinturão de peso-pena do Bellator, sua antiga organização.
"Ele está em altíssimo preparo, altíssimo nível e sem problemas. Sem déficit neurológico, recobrou toda a força dele, não tem dor, não tem mais sequela, não tem nada. Ele está extremamente curado. E a gente está aqui na torcida para que ele saia vitorioso nessa estreia no UFC”, torce Moscatelli.
Aos 37 anos e com um cartel de 36 vitórias e apenas 7 derrotas, Patrício Pitbull é considerado o melhor peso-pena fora do UFC. Ele atuou no Bellator entre 2010 e 2022. Neste período, o potiguar foi campeão dos penas (até 65,7 kg), dos leves (até 70,3 kg) e lutou pelo cinturão dos galos (até 61,2 kg). Antes da estreia, o lutador mandou o recado, em entrevista ao site do UFC. "Pesos-pena do UFC, se preparem, porque o novo rei chegou".
Autor(a): BZN