Cultura

Rejane Cardoso e Manoel Onofre Neto batem papo sobre modernista potiguar

22 SET 2022

Foto: Divulgação

A jornalista Rejane Cardoso e o promotor de justiça Manoel Onofre Neto farão, nesta quinta-feira (22), às 20h, um bate-papo descontraído sobre o artista gráfico e modernista Erasmo Xavier. O encontro será transmitido ao-vivo pelo Instagram da Verbo Eventos e pelo perfil pessoal de Manoel Onofre Neto.

Esta será a primeira de uma série de três transmissões com tema Descobrindo Erasmo, que vão anteceder o lançamento do livro A Arte Modernista de Erasmo Xavier, de autoria de Rejane Cardoso, sobrinha do cartunista. A jornalista e o convidado vão conversar sobre como Onofre, sendo tão jovem e de uma geração que não teve contato com pessoas ligadas a Erasmo, conheceu e se apaixonou pelo trabalho do artista.

O livro será lançado no dia 17 de novembro, no Solar Bela Vista. A obra é um projeto cultural proposto pela Verbo Eventos, via Lei Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal e aprovado em 2021. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal, Programa Djalma Maranhão, através da Casa de Saúde São Lucas e Colégio CEI – Romualdo e Roberto Freire.

Erasmo Xavier

Nascido em 1904, o potiguar é considerado o primeiro artista visual modernista do Rio Grande do Norte. Era ilustrador e cartunista e, entre outras atividades artísticas, fez trabalhos cenográficos para o teatro e carros alegóricos para o Carnaval do Rio de Janeiro. Erasmo ilustrou as capas de grandes revistas do cenário local e nacional, como Cigarra, O Cruzeiro, Fon-fon, O Malho e Tico-tico. Faleceu aos 24 anos devido à tuberculose, deixando um acervo de obras com valor incalculável, hoje conservadas pela sobrinha Rejane. 

Autor(a): Marcos Pinto



últimas notícias