Política

Partiu Ruy Pereira, ex-deputado e ex-prefeito de Ceará-Mirim

17 ABR 2024

Foto: Ruizinho com sua única e querida irmã Denise

Falar em Ceará-Mirim é lembrar seu ilustre filho Ruy Pereira Jr. Ruizinho, como é conhecido pela grande legião de amigos. E pela querida irmã Denise Pereira Gaspar, amiga de uma vida, que muito ama e valoriza cada detalhe da vida do amado irmão que segue para a dimensão iluminada.


Ruizinho vinha lutando contra um câncer que foi se multiplicando. Venceu várias batalhas. Mas chegou a hora do guerreiro descansar. O corpo será cremado em cerimônia apenas para familiares.


Ruy Pereira Jr. foi deputado estadual e prefeito de Ceará-Mirim, nos Verdes Vales do Rio Grande do Norte. Tempo em que abriu mão do salário de prefeito e doou o belíssimo e histórico casarão em estilo neoclássico, Solar Antunes, construído em 1888, que ele herdou dos seus pais Ruy Antunes Pereira e Odete Ribeiro Pereira, para ser sede da Prefeitura Municipal.


Após administrar Ceará-Mirim (1973-1977), foi eleito deputado estadual com mais de 80% dos votos no município (1978). Em 1982, ficou na primeira suplência, e na sequência na segunda suplência.


Nas duas gestões de Edinólia Melo (2001-2008), foi o vice-prefeito. E também vice-prefeito na administração de Terezinha Mello (1993-1996). Atualmente era sub-prefeito das praias do município: Jacumã, Porto-Mirim, Muriú.


Foi na sua gestão que Muriú ganhou água encanada, energia elétrica, grupo escolar moderno, transmissor de televisão na praça pública, e a limpeza pública que ainda não existia na praia. Tempo em que o município recebeu eletricidade nas comunidades de Coqueiros, Boa Vista e Capueira Grande. Foi responsável pela construção das escolas em Massaranduba, Tabuão e Muriú. Perfurou e recuperou poços tubulares.


A pedido de Ruizinho, o governo de Lavoisier Maia pavimentou a cidade de Ceará-Mirim até Muriú.Com seus tratores, construiu quilômetros de estradas, ligando Ceará-Mirim a Extremoz.


Durante sua administração municipal, doou terreno para a construção da agência do Banco do Brasil. E outro para o primeiro programa de casas populares, então denominado Cohab.


Através do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde nos governos Lavoisier e Tarcísio Maia, construiu a adutora com mais de 13 quilômetros, até Extremoz, cujo manancial ainda hoje abastece comunidades. Na sua gestão, foi instituído o pavilhão municipal e criado o Hino Municipal, autoria de um filho da terra: José Luís.


À querida Denise, aos filhos, nora, genro, netos e bisneto meus carinhoso abraço.


O palacete dos pais que Ruizinho doou para ser sede da Prefeitura de Ceará-Mirim - Foto Roberto Satoli (Flick)

Autor(a): BZN



últimas notícias